Apoio Estudantil

1) PAPFE - Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

O PAPFE tem como objetivo promover condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na Universidade visando concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral.

O Programa disponibiliza apoios e bolsas para os quais os alunos interessados são classificados socioeconomicamente utilizando critérios unificados. Os apoios são:

  • SEI - Suporte ao Estudante Ingressante
  • Auxílio moradia de R$500
  • Vaga em moradia estudantil - Conjunto Residencial da USP (CRUSP)
  • Auxílio alimentação
  • Auxílio livros

Para mais informações sobre o PAPFE, clique aqui. Veja também a matéria do Jornal da USP.


2) PUB - Programa Unificado de Bolsas

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional. Para concorrer as bolsas do PUB você deve estar inscrito no PAPFE.

Para mais informações sobre o PUB, clique aqui.


3) PEEG - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação

Com o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria. Para concorrer as bolsas do PEEG você deve ter cursado a disciplina que pretende monitorar.

Para mais informações sobre o PEEG, clique aqui.



4) Carteirinha USP

A Carteirinha USP​​​​​​​ é o seu comprovante de vínculo com a Universidade. Você pode acessá-la através do aplicativo E-Card USP, disponível para Android e iOS. Com a carteirinha você acessa os Restaurantes Universitários (apelidados de bandejão), acessa o campus nos momentos de restrição de acesso e paga meia entrada em eventos culturais.

Para mais informações sobre a carteirinha USP, clique aqui. O app está disponível para  Android e iOS.


5) Bilhete USP

O Bilhete USP (chamado de BUSP) é o cartão que te dá acesso gratuito e limitado a algumas linhas de ônibus que circulam na Cidade Universitária. Com o BUSP você pode usar as linhas:

  • 8012/10 - Circular 1
  • 8022/10 - Circular 2
  • 8032/10 - Circular 3

Para mais informações sobre o BUSP, clique aqui.


6) Bilhete Único - SPTrans

O Bilhete Único​​​​​​​ é o cartão utilizado para pagamento dos ônibus gerenciados pela SPTrans e que operam na Cidade de São Paulo. Para emissão do cartão você deve se cadastrar no Sistema da SPTrans após o envio das informações pela Seção de Passe Escolar da Superintendência de Assistência Social.

Para mais informações sobre o Bilhete Único, clique aqui. Acesse o manual de instruções aqui.​​​​​​​


7) Bilhete do Ônibus Metropolitano - BOM

O Bilhete do Ônibus Metropolitano é o cartão utilizado para pagamento dos ônibus gerenciados pela EMTU e que operam nas regiões metropolitanas de São Paulo. Para emissão do cartão você deve requisitar que a Seção de Passe Escolar (SPE) envie suas informações para a EMTU.

Para mais informações sobre o BOM, clique aqui. Acesse o manual de instruções clique aqui.


8) Outros bilhetes de transporte

Para aquisição de bilhetes das demais cidades e operadoras, você deve entrar em contato diretamente com a operadora do sistema de bilhetagem local para entender como proceder.



​​​​​​​9) Salas Pró-Aluno

É um programa que visa colocar laboratórios de informática à disposição dos alunos de graduação  da unidade, disponibilizando acesso à Internet e impressão de documentos pertinentes a seus estudos.

Para mais informações sobre as Salas Pró-Aluno, clique aqui.​​​​​​​


​​​​10) ESM - Escritório de Saúde Mental

O Escritório de Saúde Mental, órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação, presta apoio psicológico aos alunos de graduação, oferecendo acolhimento, orientação e eventual encaminhamento a atendimentos específicos. Com a chegada da pandemia e da necessidade de isolamento social, além do registro on-line, o atendimento também passou a ser feito preferencialmente pelo Google Meet.

Para mais informações sobre o ESM, clique aqui. Entre em contato com o projeto através do e-mail escritoriodesaudemental@usp.br. Para conhecer outros espaços de atendimento psicológico na USP, clique aqui.



​​​​11) Aplicativo COMVC

Os estudantes de graduação da USP já podem contar com uma nova ferramenta para ajudar a manter a saúde mental em dia. Está disponível gratuitamente, para smartphones com sistemas Android e iOS, o aplicativo COMVC. O app oferece mais de 60 vídeos educativos sobre saúde mental, abordando temas como depressão, ansiedade, estresse, raiva, meditação, relaxamento, mudanças de hábitos, alimentação e resolução de problemas.

Para mais informações sobre o app, clique aqui. O app está disponível para Android e iOS.